Otoplastia - Plástica de Orelha - Orelha Abano

A cirurgia para correção de deformidades na orelha externa é chamada de otoplastia, que podem ser de origem genética, traumática ou por outras doenças.
A otoplastia é, normalmente, indicada para aproximar a orelha da cabeça, corrigindo, assim, a forma e o desenho.
O tratamento cirúrgico otoplastia é realizado por meio de cortes internos na parte da trás da orelha. A pele é deslocada da cartilagem e fixada na nova posição por pontos internos.
A cirurgia otoplastia pode ser feita com anestesia local, local com sedação ou geral de acordo com o tamanho da cirurgia, as condições clínicas ou psicológicas e a idade do paciente. É realizada em caráter ambulatorial, tendo, o paciente, alta hospitalar algumas horas após a recuperação da anestesia.


Orelhas em Abano
Esse termo popular tem como correspondente, nos livros de cirurgia plástica, a palavra "orelhas em abdução". Caracteriza-se pela orelha que se projeta lateralmente, dando a impressão de abano.
Existem três tipos de orelhas abano e, portanto, vários modos de corrigi-las.
Quando o ângulo entre a cabeça e a orelha é maior do que o normal, é feita uma pequena incisão nesse local e a musculatura da orelha é reposicionada para corrigir o ângulo.
Quando o ângulo da orelha em relação à sua própria concha é maior do que o normal e a anatomia da orelha está alterada, se faz uma incisão na própria orelha através de um afinamento da cartilagem e por vários pontos, corrigindo o ângulo e proporcionando as dobras antes inexistentes.
O terceiro tipo é uma associação entre os dois anteriores, quando, pela própria incisão na orelha, se reposiciona a musculatura, corrigindo o ângulo entre a orelha e a cabeça.

Orelhas Grandes
As orelhas podem ser grandes como um todo ou ter o pólo superior (parte de cima), o pólo médio ou o lóbulo muito grandes em relação às outras partes.
A correção dessas dimensões pode ser feita por em toda a extensão da orelha ou pode-se diminuir o tamanho só da parte superior, da inferior ou do lóbulo.
Atualmente, as técnicas cirúrgicas proporcionam as mais variadas correções possíveis, com cortes cada vez menores e cicatrizes cada vez mais imperceptíveis.

Posição da Orelha
Com a idade e dependendo do tipo de plástica de rejuvenescimento facial pode-se corrigir a posição da orelha elevando-a como cirurgia isolada ou associada ao rejuvenescimento facial.

Lóbulo Rasgado
Esse é um problema muito comum nas mulheres, principalmente, quando seus brincos engancham na roupa ou quando eles são exageradamente pesados.
Para corrigir essa situação, é utilizada a técnica do "caracol", na qual, simultaneamente, se fecha o rasgo e se faz um reforço no novo orifício para que não rasgue novamente.

Pontos Importantes

A idade para realização desta cirurgia de otoplastia é a partir dos 6 anos. Nesta idade a orelha já está em seu tamanho adulto.

A finalidade da otoplastia é corrigir eventuais alterações estéticas da orelha, desta maneira ela fica de forma natural e o seu problema de orelha de abano é facilmente resolvido.

A anestesia para esta cirurgia otoplastia pode ser geral, local ou local com sedação.

Tempo de internação
A cirurgia é simples, portanto o paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia.

Pós-operatório
Alguns cuidados são necessários após a cirurgia. É necessária ter cuidao e não traumatizar a orelha. Evite dormir sobre a orelha operada por 3 semanas. É necessário utilizar uma bandagem elástica que protege e mantém a orelha imobilizada junta à cabeça por 1,5 mês, apenas para dormir.

Complicações
São raras na Otoplastia. Porém como toda cirurgia tem seus riscos, podemos citar: hematoma, infecção, deiscência (abertura da sutura), cicatriz hipertrófica (exacerbada) e problemas anestésicos.

Resultado definitivo
Logo após a Otoplastia, a orelha já se encontra praticamente com o formato final, porém há edema e equimose (inchaço e roxidão) que regridem em até 21 dias. A cicatriz leva 6 meses para amadurecer.

0 comentários: