Rinoplastia

O que é?
A rinoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no nariz, causadas por anomalias do crescimento, traumatismo ou outras doenças. Sempre com o objetivo estético ou funcional tratando distúrbios respiratórios.

Como se desenvolve?
Ela é causada por fatores genéticos, e raciais, que determina a forma do nariz. O traumatismo, seja na infância afetando o crescimento, ou fraturas que alterem a estrutura nasal, também é importante no aparecimento destas deformidades.

Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico e feito por um médico, a partir de queixas específicas do paciente, dificuldade para respirar, normalmente feita por um otorrinolaringologista, para excluir ou até mesmo tratar conjuntamente outros problemas nasais associados, como desvio do septo, hipertrofia dos cornetos e rinites.

Como se trata?
O tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, através de cirurgia. O médico deve verificar o mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as suas características (limitações, riscos). A idade mínima para a correção, desde que respeitados os princípios acima, é a adolescência, 2-3 anos após a primeira menstruação. Nos casos em que a deformidade é devido a trauma ou malformações congênitas este prazo normalmente é muito abreviado.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?
Por um tempo de 7 a 10 dias o paciente usará esparadrapo de papel e uma proteção de gesso, plástica ou de metal. Haverá inchaço maior nos 2 primeiros dias, que gradativamente diminuirá. Manchas roxas podem durar até 15 dias, porém geralmente os pacientes não costumam queixar-se de dor. Não é recomendado que o local operado sofra exposição ao sol pelo período de 2 meses. Leva-se pelo menos 3 meses para que se possa presenciar o resultado final do procedimento.

0 comentários: