Cirurgia Plastica de Nariz

A principal função do nariz é a respiração. Qualquer correção estética que for feita sempre deve levar em consideração a função respiratória.
Do ponto de vista respiratório é comum associar cirurgias funcional e estética, que pode ser um desvio de septo ou uma turbinectomia (retirada de carne esponjosa). Em algumas situações, como é o caso do respirador bucal (aquele que tem obstrução nasal desde a infância), a cavidade nasal não se desenvolveu e, conseqüentemente, mesmo que se retire a carne esponjosa, ele continuará com a obstrução. A rinoplastia é uma cirurgia plástica muito procurada nos dias atuais.


Do ponto de vista estético, o nariz está inserido em um contexto de proporções faciais. O tamanho do nariz deve ser proporcional às dimensões do rosto e as partes nasais devem ser proporcionais ao tamanho desse nariz. Além das relações de proporção e harmonia, devem ser levadas em conta as características raciais do indivíduo. É importante salientar que não é possível fazer qualquer nariz. Cada pessoa tem uma limitação para que ao final o resultado fique natural.

É importante que se saiba que, na plástica de nariz (rinoplastia), a visão estética do cirurgião está relacionada a 60% do resultado e apenas 40% estão ligados à técnica em si. Isso se dá porque se mexe em todas as dimensões do nariz e, às vezes, um pouquinho a mais ou a menos que se tire, pode ser o milímetro que faz a diferença entre dar ou deixar de dar graciosidade ao nariz. Nota-se, portanto, quão infinitas são as possibilidades de se mexer no nariz e quão delicada é essa cirurgia.

A rinoplastia não deixa cicatrizes aparentes, a não ser no caso da correção das asas nasais.

Rinoplastia (Cirurgia do Nariz)

Por ser situado no centro da face, o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial. Qualquer alteração da sua forma ou tamanho implica em grande mudança na estética da face.

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. A rinoplastia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.

A cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade.

Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por ex igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter, mais harmônoco com a face.

Indicação
Desproporção ou desarmonia entre nariz e face, e nariz inestético.

Tipo de anestesia
Local com sedação ou geral.

Tempo de internação
Geralmente 24 horas.

Pós-operatório
Após a rinoplastia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.

É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (roxidão), que geralmente regridem em até 21 dias. Um edema residual persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.

Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.
Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc.), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).

Complicações
São muito raras na rinoplastia, podendo ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.

Resultado Definitivo
O resultado definitivo da Rinoplastia é alcançado entre 6 meses e 1 ano, porém já há grandes mudanças a partir de um mês.

0 comentários: